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Saiba como melhorar sua qualidade de vida combatendo esse grande mal que assola mais de 30 milhões de brasileiros.
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Combatendo A Hipertensão

Ainda não inventaram nada melhor para combater a hipertensão do que dieta e exercícios físicos. Em alguns casos o uso de medicamento é necessário, mas se você quer de fato melhorar sua qualidade de vida e combater ou prevenir a hipertensão, saiba que inevitavelmente terá que adotar um estilo de vida saudável para toda a vida.

O fator mais claro no combate da hipertensão, que todos sabem, é começando na diminuição considerável de sal da alimentação. Mas o que nem todos sabem, que o grande vilão na verdade é o sódio encontrado no sal, e o que menos pessoas sabem ainda é que o sódio é encontrado na maioria dos alimentos industrializados, até mesmo na água com gás e refrigerantes! Então, não adianta apenas diminuir o sal na hora de cozinhar ou temperar os alimentos,  é necessário diminuir drasticamente o consumo de certos tipos de alimentos, principalmente os industrializados, os enlatados, embutidos, congelados, molhos e temperos prontos, e como disse, até mesmo algumas bebidas, como sucos industrializados, pois por conterem muito conservantes possuem uma quantidade aumentada de sódio.  A questão é ficar atento à embalagem dos alimentos. Existe uma maneira de calcular a quantidade de sal encontrada nos alimentos, multiplicar a quantidade de sódio total por 0,00254. A quantidade máxima recomendada por dia de consumo de sal é de até 5 g. Por exemplo, um dos alimentos campeãs em sódio é o macarrão instantâneo com um quantidade em média de 1200 mg de sódio, o que significa em torno de 3 g de sal, ou seja, mais de 60% de sal recomendado por dia. Não foi à toa que esse tipo de alimento foi devidamente proibido pela pediatra dos meus filhos!

Sempre devemos prestar atenção aos valores nutricionais impressos nas embalagens dos produtos. Alguns contêm mais sódio do que podemos imaginar!

Nem sempre dá pra fazer essa continha no momento das compras, mas agora você já sabe que tipos de alimentos devem se manter afastados da sua dispensa, e mesmo em casa procure calcular a quantidade de sal através do valores contidos nas embalagens, pois assim você vai conhecendo melhor os alimentos. E no supermercado, olhe sempre os rótulos para ter uma idéia do que está consumindo, evite alimentos que possuam mais 100 mg de sódio por porção – lembre-se, quanto maior a concentração de sódio por porção, mais sal você estará ingerindo.

E por último, em alguns casos, mesmo com todos os cuidados com a alimentação a pressão pode não ficar da maneira desejável, pois a pessoa tem uma vida sedentária. O que eu percebo é que muitas pessoas com problemas de pressão não têm idéia da real importância de se realizar uma atividade física diária. Aqui na minha casa mesmo, tenho o exemplo do meu marido, que conseguiu perder 20 quilos e regular a pressão com alimentação mais saudável, evitando sal, e muito exercício físico. Ele toma um medicamento para evitar picos de pressão, mas antes dessa mudança, ele vivia com a pressão alta, mesmo medicado. E hoje em dia, nós percebemos, que o momento que a pressão dele fica mais baixinha, é após a prática de atividade física! Com certeza, hoje ele tem uma qualidade de vida incomparavelmente melhor! Então não vale à pena se cuidar? Então vamos lá, levante dessa cadeira, comece agora mesmo, vá fazer uma caminhada, na espere amanhã, porque cada dia é importante na busca de uma vida saudável!

Foto 1: sxc.hu
Foto 2: freepick.com
 


3 Comentários
  1. Silvio Cardoso dos Santos
    Publicar agosto 13, 2013 as 11:31 pm |

    Li e achei excelente o “Combatendo a Hipertensão”. O hipertenso deve ter plena conciencia de sua situação e por isso deve es- forçar para evitar ao máximo o uso do sal e os alimentos com altas doses de sódio. Não deixar de lado a atividade física. Cuide-se.

  2. pedro renato
    Publicar agosto 23, 2013 as 3:00 pm |

    Queria fazer justiça e tentar explicar o comentário feito sobre o macarrão instantâneo. é bem verdade que existe muito sódio, mas é apenas naquele sachê – que vem dentro da embalagem – contendo o tempero. Se você usar o pobre macarrãozinho numa sopa por exemplo não tem efeito colateral contra a hipertensão.

  3. Joao
    Publicar dezembro 17, 2015 as 2:46 am |

    Wow. I love how the media insists that we shluod love our bodies at 20 and hate them at 40, but when you ask real women about their experiences, it’s almost always the opposite. Confidence, like wisdom, comes with age. I like it.

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